BRAQUIOPLASTIA

BRAQUIOPLASTIA

O que é a braquioplastia

É cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou pele da região do braço, principalmente na região do tríceps, também conhecido como "músculo do tchau". Pode ser feita com ou sem lipoaspiração da região.

Indicações da braquioplastia

A braquioplastia normalmente é indicada para quem possui uma flacidez severa e excesso de pele e gordura nos braços. Em geral, isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar) ou quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento.
 

Como é feita braquioplastia

A braquioplastia em si envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu excesso, para eliminar a flacidez do local. Quando há presença também de gordura localizada, a lipoaspiração pode ser feita em conjunto. A incisão é realizada na região axilar e estendida para a face interna dos braços. Caso a flacidez seja bem pouca, a cicatriz, porém, pode se localizar apenas na axila, mas quando ela é excessiva, a marca se estende também pelo braço, podendo chegar até logo antes do cotovelo. No transcorrer do ato operatório, é ressecado o excesso de pele e ressuturado os retalhos remanescentes, devolvendo aos braços um contorno mais adequado, sem aquele "babadinho" indesejado.

O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral, principalmente quando ela é associada a outras plásticas, como abdominoplastia ou mamoplastia.

Pós-operatório

A internação normalmente dura um dia, mas é indicada uma semana de repouso. Muitos cuidados são necessários no pós operatório: o paciente deve ficar sem levantar os braços por 21 dias. A drenagem linfática também é indicada para a redução do edema. É preciso usar malha elástica compressiva na região durante 1mês, não fazer movimentos bruscos com os braços, evitar pegar peso e levantar os braços nas primeiras semanas.

Exercícios físicos em geral devem ser evitados por 21 dias, e exercícios específicos para o braço só podem ser feitos após dois meses, em geral. Também é preciso proteger bem a cicatriz dos raios solares, para evitar que ela escureça.
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

  • A cirurgia deixa cicatrizes?
  • As cicatrizes passarão obrigatoriamente, por diversas fases até que se atinja a fase final de maturação. Assim é que temos: PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo. PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o l2º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho para o marrom que vai, aos poucos, clareando”. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural de cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais. PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao l8º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.