Implante Capilar

Ginecomastia

O que é Ginecomastia?

Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. Ao contrário do que muitos podem pensar, este problema deve-se ao excesso de tecido mamário e não ao excesso de gordura.

Causas

A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Em recém-nascidos, a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.

Em adolescentes, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar tanto apenas uma quanto as duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.

Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.

O índice de testosterona também pode cair como resultado de outras condições de saúde e situações, como:
  • Quimioterapia, muito comum para tratar câncer
  • Doença hepática crônica
  • Exposição a hormônios esteroides anabolizantes
  • Exposição ao estrogênio
  • Insuficiência renal
  • Falta de testosterona no organismo
  • Tratamento hormonal para câncer de próstata
  • Tratamento com radiação nos testículos
  • Efeitos colaterais de algumas medicações
  • Defeitos congênitos
  • Hipertireoidismo
  • Tumores
  • Câncer de mama, apesar de a doença ser extremamente rara em homens.

Tratamento de Ginecomastia

O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. A boa notícia é que existe tratamento para o problema. Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama.

*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

• A ginecomastia na adolescência é normal?
  • O aumento da mama masculina é normal em algumas fases da vida. É comum e normal na adolescência (início da puberdade). As mamas masculinas podem aumentar também no recém-nascidos e idosos.
  • Quais as causas de ginecomastia?
  • O aumento das mamas no homem pode ocorrer por diversas causas como: distúrbios hormonais, uso de drogas, medicamentos, uso de esteróides anabolizantes, excesso de peso ou obesidade, doenças sistêmicas (cirrose), tumores, idiopática, etc. A idiopática (sem causa definida) é a mais comum delas.