LIPOESCULTURA

LIPOESCULTURA
A lipoescultura é uma cirurgia plástica cada vez mais procurada, que visa modelar o corpo por meio da realocação da gordura do próprio paciente. Saiba tudo sobre ela:

A lipoescultura é uma cirurgia plástica onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso em determinada região do corpo e, posteriormente reposicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, para um melhor contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.

Uma vez aspirada a gordura, esta é decantada ou centrifugada e, em seguida, injetada (enxertada) em determinadas áreas do corpo com o objetivo de obter volume e contorno, como aumentar os glúteos ou corrigir sulcos na face.
Esse procedimento é dado o nome de lipoescultura. A lipoaspiração/lipoescultura também pode ser associada a outros procedimentos, seja complementando uma abdominoplastia ou de forma isolada a uma mamoplastia ou rinoplastia, por exemplo.

 

 

Lipoescultura e lipoaspiração: qual é a diferença?

Quando realizamos uma lipoaspiração, a gordura retirada das áreas em excesso, como barriga e costas, normalmente é descartada.

Na lipoescultura, a gordura que seria jogada fora é colocada em áreas do corpo da paciente que poderiam se beneficiar com aumento de volume, como o bumbum. O nome técnico disso é “lipoenxertia” ou “enxerto de gordura” e tem a função de esculpir o corpo.

Como funciona?

Quando realizamos a lipoaspiração, a gordura vem junto com outros líquidos e células do corpo, como sangue e soro. Separamos a gordura dos demais e, após prepará-la, injetamos nas áreas necessárias, modelando assim o corpo da paciente.

Dentre todos, o local mais comum de ser colocada a gordura é no bumbum, mas também pode ser injetada em áreas com depressões, no rosto e nas mamas e até quadril.

Duração da cirurgia

A duração desta cirurgia estética, que pode ser feita em homens e mulheres, varia com a quantidade de gordura aspirada, porém, geralmente, demora entre 1 a 2 horas, pois na maioria dos casos é retirado entre 2 a 4 litros de gordura e, na maioria dos casos não é necessário internamento na clínica.

Recuperação e resultados da lipoescultura

Geralmente, após uma lipoescultura o paciente fica com dor e com alguns hematomas no local onde a gordura foi aspirada e, o local onde a gordura foi introduzida, fica inchado e dolorido.

No pós-operatório da lipoescultura, a paciente precisa fazer uso de uma cinta elástica por um mês para cobrir e proteger as áreas em que foi realizada a lipoaspiração.

A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de mais cuidados. Desta forma, deve-se ficar com cinta elástica e não fazer esforços, tentando permanecer o máximo de tempo deitado na cama, mas mexendo as pernas com frequência para evitar a formação de coágulos.

Além disso, deve-se tomar os remédios para a dor prescritos pelo médico e remover os pontos ao final de 1 semana.

Deve-se fazer o máximo de esforço possível para não se apoiar na parte do corpo em que foi injetada gordura, por um período de dez a quinze dias, para que a modelagem não sofra deformações.

É normal sentir um pouco de dor nos locais da cirurgia e aparecerem roxos, mas eles desaparecem com o tempo (em torno de quinze dias). O resultado final aparece
com três meses de pós-operatório.

Resultado da lipoescultura

Alguns resultados normalmente são visíveis após 3 semanas, porém, o resultado definitivo só pode ser visto cerca de 4 meses após a cirurgia, devido à redução do inchaço e da inflamação. Assim, no local onde se retirou a gordura, fica-se com as curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, fica-se mais redondo e preenchido, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos.

Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer é possível perder algum peso e fica com o corpo mais delgado, pois é removida muita da gordura localizada.
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

  • A lipoaspiração pode ser realizada em qual região?
  • As áreas mais comuns para aplicação da gordura são os glúteos e a face. É possível enxertar a gordura lipoaspirada em diferentes regiões do corpo, em uma única cirurgia.
  • Lipoescultura e abdominoplastia podem ser feitas na mesma cirurgia?
  • Em alguns casos o médico vai indicar que a lipoescultura seja feita após uma abdominoplastia. Para que assim a paciente conquiste um melhor resultado. Mas isso somente vai acontecer se a paciente tiver excesso de pele no abdômen. Pois, o procedimento é ideal para quem tem gordurinhas localizadas, mas não serve para fazer a retirada de pele flácida. O procedimento cirúrgico acontece em 3 etapas, que são: • Lipoaspiração das gorduras localizadas • Retirada da pele flácida com a abdominoplastia • Lipoenxertia na região que será inserida a gordura
  • Quais os principais cuidados no pós-operatório de lipoescultura?
  • É normal surgir inchaço, manchas de acúmulo de sangue e dor nos primeiros dias após a lipoescultura. Em geral, estas características vão passar depois de 20 dias. As principais orientações são: usar a cinta compressiva indicada pelo médico, evitar pegar peso ou fazer exercícios físicos pelo tempo indicado pelo cirurgião.
  • Qual a indicação para a lipoescultura?
  • Em primeiro lugar, tenha em mente que é o médico quem vai determinar se você pode ou não se submeter ao procedimento. Mas, na maioria dos casos, será avaliado o peso, volume de gordura e as expectativas de resultado. Por isso, a candidata ideal para fazer uma lipoescultura precisa estar dentro do seu peso ideal ou próximo dele. Além disso, a lipoescultura é indicada apenas em pacientes que desejem remodelar o corpo, sem pensar em perda de peso. Sendo assim, esta cirurgia não é recomendada em caso de pacientes obesos ou com muita gordura pelo corpo.