MINIABDOMINOPLASTIA

MINIABDOMINOPLASTIA
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica que ajuda a retirar uma pequena quantidade de gordura localizada da parte inferior da barriga, entre o umbigo e a região íntima, sendo indicada especialmente para quem é magro e possui gordura acumulada nessa região ou possui muita flacidez e estrias, por exemplo.

Geralmente vista pelos pacientes como uma cirurgia para correção da flacidez do abdômen com cicatriz reduzida e com recuperação mais fácil, a miniabdominoplastia tem diferenças marcantes quando comparada à abdominoplastia clássica. Não é uma abdominoplastia de porte menor. É uma cirurgia menor sim, mas com indicação para pacientes diferentes dos da abdominoplastia clássica.

Para quem é indicada a miniabdominoplastia?


Pacientes com pele clara, fina, com facilidade de ter estrias, têm maior propensão a um flacidez mais acentuada. Pacientes de pele grossa, firme, geralmente sofrem menos. Porém, o fator mais importante na geração da flacidez é o tamanho da distensão do abdômen, o que é diretamente relacionado com o ganho de peso na gestação.

Pacientes que engordam até 8 Kg, dificilmente têm uma flacidez grande, a pele sofre pouco, o músculo fica laceado apenas abaixo do umbigo (na maioria dos casos). As estrias são pouco frequentes.

Pacientes que engordam em torno de 15 Kg, comumente têm flacidez de pele moderada, musculatura com afastamento até a parte superior do abdômen, estrias frequentes.

Nos casos de ganho de peso acima de 20 kg, uma flacidez grande é quase uma regra, apresentando músculos bem afastados, estrias abundantes e muitas vezes grandes dobras de pele ao se sentar.

 

Como é feita

A miniabdominoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou peridural, durando em média 2 horas. Após isso, o cirurgião plástico faz um corte na parte inferior da barriga, que, normalmente, é pequeno, mas que pode ser maior, quanto maior for a área a tratar. Através desse corte, o cirurgião consegue queimar o excesso de gordura e eliminar a gordura localizada que estava modificando o contorno da barriga.

Por fim, é retirado o excesso de pele e suturado, esticando toda a pele e reduzindo a flacidez que existia no fundo da barriga.

Como é a recuperação

O pós operatório da miniabdominoplastia é mais rápido que uma abdominoplastia clássica, no entanto ainda é preciso ter alguns cuidados semelhantes, como:
  • Usar cinta abdominal durante todo o dia, pelo período de aproximadamente 30 dias;
  • Evitar esforços no primeiro mês;
  • Ficar levemente curvado para frente durante os primeiros 15 dias para evitar a reabertura dos pontos;
  • Dormir de barriga para cima durante os primeiros 15 dias;
  • Normalmente é possível voltar às atividades do dia-a-dia cerca de 1 mês após a cirurgia, sendo importante a realizações de, no mínimo, 20 sessões de drenagem linfática manual em dias intercalados com início cerca de 3 dias após a cirurgia. Veja como recuperar bem em: Pós-operatório da abdominoplastia. 
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

  • Qual a diferença entre a mini e a abdominoplastia?
  • Adota um procedimento semelhante à abdominoplastia tradicional. Sua principal diferença está no perfil de paciente, sendo indicada para a famosa “magra com barriga”. Ou seja, mulheres que apresentam um pequeno grau de flacidez muscular e pouca sobra de pele na região abdominal. Normalmente, são pacientes dentro da faixa de peso ideal, mas que querem tirar a flacidez na barriga, deixá-la com uma aparência lisa e até eliminar as estrias da região. E, o motivo do excesso de pele na barriga pode ser: Envelhecimento natural ;Hereditariedade; Gestação; Oscilações de peso
  • Qual a duração da miniabdominoplastia?
  • A mini abdominoplastia dura em média 3 horas e, para um anestesista experiente e especializado em cirurgia plástica, o tipo de anestesia utilizada é a peridural com sedação.