OTOPLASTIA

OTOPLASTIA
MELHORANDO SUA APARÊNCIA COM A CIRURGIA DA ORELHA

A otoplastia é um dos procedimentos estéticos mais comuns entre crianças e adolescentes, muitas vezes motivada pelo bullying. A cirurgia plástica corrige orelhas de abano, que tem origem genética, que atingem cerca de 2% a 5% da população. 
Podendo ser feita em crianças a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas chegam a quase 100% do tamanho final. 

Benefícios da otoplastia

A cirurgia melhora a forma, a posição e as proporções das orelhas, criando uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
 

Sobre a cirurgia de otoplastia

Após o encaminhamento ao centro cirúrgico e a preparação para a sua Otoplastia, anestesia é a primeira etapa do processo.
O médico anestesista faz a administração dos medicamentos anestésicos. Ele permanece ao seu lado, monitorando seu quadro clínico, durante todo o procedimento.
Em seguida, o cirurgião plástico assume e inicia fazendo a incisão, geralmente localizada na parte de trás da orelha.
Nos casos de corrigir as populares orelhas proeminentes, o cirurgião retira parte da cartilagem do pavilhão auricular.
Depois, faz suturas internas para proteger e sustentar a cartilagem recém-formada. Tudo isso fará com que os ouvidos fiquem mais próximos da cabeça.
Quando é necessária uma incisão na parte frontal, ela é feita dentro das dobras, por exemplo, entre a Escafa e a Anti-hélice.
O cirurgião finaliza seu trabalho fazendo as suturas nos pontos externos. Após isso, o curativo é elaborado ao redor da cabeça, como se fosse uma faixa. Deixando a área mais protegida.
Depois desse período há a liberação para o quarto, no qual deve fica até receber a alta hospitalar.  Isso, normalmente, acontece poucas horas após o procedimento.

Otoplastia: Recuperação

A recuperação do pós-operatório é bem tranquila, assim como a cirurgia, o tempo de recuperação é relativamente rápido. 
Porém é fundamental tomar alguns cuidados, como:

•    Evite sol, friagem e vento por cerca de 60 dias.
•    Tenha muito cuidado para não sofrer traumas no local nesse mesmo período.
•    Tome apenas os medicamentos indicados pelo seu cirurgião, obedecendo a quantidade e os horários previamente estabelecidos.
•    Mantenha o curativo de Otoplastia conforme orientação do seu médico. 
•    Evite dormir de lado, em cima da orelha, por pelo menos 1 mês e meio.
•    Use a faixa de Otoplastia indicada pelo seu médico.
•    Compareça em todas as consultas de pós-operatório Otoplastia. 
•    Aguarde a liberação do médico para fazer atividades físicas.
•    Alimente-se bem.

É normal sentir certos desconfortos no início, como um latejamento. Para isso, basta tomar apenas analgésicos simples.
Na Otoplastia, o tempo de recuperação é em média de 4 a 5 dias, para voltar a atividades rotineiras. 
Com o processo de cicatrização, deverá aguardar cerca de duas semanas para retirar os pontos. O que é normalmente feito de forma rápida e sem dor.
 
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

  • Com a otoplastia, quais são as modificações que posso conseguir na minha orelha?
  • Dá para melhorar a forma, a posição e a proporção da orelha. Com isso, podemos reduzir o tamanho e fazer várias correções, como de assimetria, do rasgo no Lóbulo, de alguma deformidade e da saliência em um ou ambos os lados. Situação conhecida como orelha de abano.
  • Como fica a orelha logo depois da cirurgia?
  • É comum o surgimento de edemas (inchaço) e equimoses (manchas roxas). Isso de forma moderada e regressiva, devendo desaparecer em, aproximadamente, 21 dias. Depois desse período você pode ter a sensação de latejamento ou inchaço (não perceptível), principalmente, em dias quentes. Situação que também regride com o passar do tempo. A sensibilidade na orelha operada pode ser perdida por um determinado período. Isso porque há o deslocamento da pele para a correção da cartilagem. O que pode danificar pequenos nervos responsáveis pela sensibilidade da pele. No geral, é uma situação transitória e costuma retornar gradativamente em poucos meses.
  • Qual a duração da cirurgia de otoplastia?
  • Geralmente a cirurgia tem duração de 1 hora a 1 hora e meia. Varia do tipo de correção e se será feita nas duas orelhas (bilateral) ou em apenas uma (unilateral).
  • Qual a idade mínima para fazer a cirugia?
  • Na Otoplastia, idade mínima é a partir dos 6 anos. Isso porque até essa idade a orelha para de crescer. E, quando feita na infância, a cirurgia tem a vantagem de evitar traumas e apelidos indesejáveis, mas frequentes na fase escolar. Porém, é muito comum a realização em adolescentes e adultos também.