RINOPLASTIA

RINOPLASTIA
A rinoplastia é o procedimento que remodela o nariz para corrigir imperfeições ou incômodos.

A cirurgia no nariz não é uma complexa, visto que muitas vezes o paciente pode ir para a casa no mesmo dia do procedimento. No entanto, é preciso escolher um profissional de confiança, como o Dr Luiz Carlos, e um local adequado e saber bem o que se deseja como resultado.
Apesar de frequentemente ser feito com objetivo estético, como proporcionar harmonização do nariz com o resto da face, muitas vezes o procedimento pode ser utilizado em casos de importante cunho funcional no sistema respiratório.

Com a rinoplastia é possível:

  • Alterar o tamanho ou formato do nariz;
  • Mudar a largura das narinas;
  • Realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior;
  • Corrigir um defeito de nascença ou dano nasal.

Indicações da Rinoplastia

A cirurgia pode ser indicada por motivos estéticos e funcionais ou pelos dois motivos. Saiba mais sobre a cirurgia em cada um desses casos:

Funcional
Desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais são problemas comuns que podem causar dificuldade na respiração. Quando realizada a rinoplastia nesse caso, essas alterações podem ser corrigidas.  Como consequência, o aumento do fluxo de ar pelas narinas e melhoria do padrão respiratório.

Estética
Entre algumas das possíveis correções estéticas, está a redução de tamanho do nariz, da giba do dorso nasal, diminuição da largura, alterações da ponta nasal, modificações da asa nasal e narinas, entre outros.

Tipos de rinoplastia

Algumas das técnicas possíveis para a realização da cirurgia, as quais são escolhidas conforme a necessidade de cada paciente e a preferência do médico.

Técnica aberta
A maioria dos cirurgiões plásticos utiliza a chamada rinoplastia aberta, com visualização direta dos componentes do nariz (ossos, cartilagens e partes moles) por meio de uma incisão entre as narinas, por dentro e por fora.

Técnica fechada
A técnica de rinoplastia fechada é feita sem levantar a pele, como acontece na aberta. As incisões são realizadas no interior das narinas, por isso a cicatriz não fica visível. Isto porque as incisões são feitas nos sulcos do nariz, permitindo que a cicatriz fique totalmente escondida dentro das narinas. O médico vai alterar o aspecto do nariz, também acrescentando ou retirando tecidos e cartilagem, mas sem poder alterar a estrutura óssea.

Resultado da Rinoplastia

Em 30 dias já é possível ver grande parte do resultado, já entre seis meses e um ano é possível ver o resultado completo.
 
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

  • A rinoplastia deixa cicatrizes?
  • Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia plástica estética do nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos (rinoplastia aberta), uma cicatriz quase imperceptível é colocada na parte inferior do nariz.
  • A rinoplastia pode ser associada a outra cirurgia?
  • Pode. É comum a associação da rinoplastia com cirurgia do septo nasal ou outras cirurgias plásticas, como prótese de mamas, lipo, lifting facial. A viabilidade da associação será discutida com o cirurgião durante a consulta.
  • Como é a recuperação da rinoplastia?
  • A recuperação da rinoplastia costuma ser tranquila e rápida. Há necessidade de uso de curativo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por via nasal e oral. Nos primeiros dias, devido ao inchaço secundário, pode haver dificuldade na respiração pelo nariz, o que costuma melhorar com o uso das medicações prescritas pelo cirurgião. O paciente pode retornar às atividades habituais após um período relativamente curto: média de 7 a 14 dias para o trabalho e de um mês para realização de atividades físicas.
  • Qual anestesia é utilizada durante a rinoplastia?
  • Existem duas opções quando se trata da anestesia em rinoplastia. Procedimentos menores e mais simples podem ser feitos com a anestesia local e sedação. Caso contrário, a cirurgia de rinoplastia é feita usando anestesia local e sedação combinada com uma anestesia geral leve.