NINFOPLASTIA

NINFOPLASTIA

O que é a cirurgia íntima feminina

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. Além disso, os pequenos lábios também tem a função de proteger a vagina. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de incômodo estético ou até mesmo de dor durante a relação sexual. Quando indicado, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.

Para quem é indicada

A ninfoplastia, que é a redução dos pequenos lábios vaginais, pode ser realizada nas seguintes situações:
  • Quando os pequenos lábios vaginais são muito grandes; 
  • Provocam desconforto durante as relações sexuais;
  • Causam desconforto, vergonha ou baixa auto-estima.
De qualquer forma, antes de decidir fazer a cirurgia, deve-se falar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.

Como é feita a cirurgia íntima feminina

Geralmente é utilizada a anestesia raqui ou peridural com sedação simples, para que a mulher durma durante o procedimento. Nesses casos é possível deixar o hospital no mesmo dia. O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. São dados pontos, normalmente absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente. As cicatrizes costumam ser discretas.
O procedimento dura, em média, de 40 minutos à uma hora em meia. Por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte, a paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Benefícios da Ninfoplastia

Os procedimentos das cirurgias plásticas íntimas costumam trazer inúmeros benefícios e agradar bastante as mulheres que as fazem. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios da Ninfoplastia:
Retiram o desconforto psicológico
Muitas vezes, o desconforto por ter pequenos lábios maiores que o habitual é mais psicológico do que físico. Muitas mulheres se sentem mal por terem essa parte maior que o habitual. o que pode até mesmo influenciar na hora de manter relações sexuais e as tornar mais acuadas e com vergonha do próprio corpo. A cirurgia de redução dos pequenos lábios auxilia nessa volta da autoconfiança e da autoestima.
Evita infecções
Algumas vezes os pequenos lábios em um maior volume podem propiciar o acúmulo de secreções da urina. Diante da dificuldade da higienização daquela região que a mulher tem, esse acúmulo pode levar a infecções e até a doenças mais sérias como a candidíase. Por isso, muitas optam por realizar a redução dos pequenos lábios para evitar esse tipo de desconforto.
Traz um melhor desempenho sexual
Quando o tamanho dos pequenos lábios é maior que o normal, as mulheres podem sentir dores ao terem relações sexuais, o que pode comprometer bastante seu desempenho. Além das dores, há o relato também de constrangimento perante o parceiro, o que pode comprometer o prazer. Por isso, depois da cirurgia de Ninfoplastia é comum ouvir relatos de mulheres que tiveram sua vida sexual melhorada.
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Luiz Carlos

  • Como é a recuperação após cirurgia íntima ou ninfoplastia?
  • A cirurgia é ambulatorial, ou seja, você faz o procedimento e tem alta do hospital poucas horas depois. Na primeira semana é recomendado repouso relativo. Dependendo do seu trabalho você poderá voltar a trabalhar no dia seguinte da cirurgia. Atividades físicas, como academia, podem ser retomadas lentamente após 10 dias, conforme a evolução de cada paciente.
  • Como é feita a anestesia para ninfoplastia?
  • A cirurgia é feita com anestesia local ou local com sedação dependendo do caso e da preferência de cada paciente.
  • Em quanto tempo posso ter relações sexuais após a cirurgia íntima?
  • As relações sexuais devem ser evitadas por um período de no mínimo duas semanas após a cirurgia. Isso é muito relativo e pode variar conforme a técnica que foi utilizada para cada caso e a evolução em particular de cada paciente.
  • Quais alterações das partes íntimas podem ser corrigidas com uma cirurgia íntima?
  • As principais alterações que podem ser corrigidas por uma cirurgia íntima ou ninfoplastia são: aumento (hipertrofia) dos pequenos lábios vaginais flacidez e perda de volume dos grandes lábios monte de vênus muito caído devido à flacidez ou excesso de gordura monte de vênus muito volumoso devido ao excesso de gordura